Liberdade, segundo um bom dicionário possui o seguinte significado:
1 Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. 2 Poder de exercer livremente a sua vontade.
Aos olhos da juventude, a palavra liberdade possui um encanto, uma magia...nós jovens queremos ser cada vez mais livres. Mas será que usamos a liberdade da forma correta aos olhos de Deus ou enxergamos a liberdade como um meio de não seguir regras, não ter limites e restrições na nossa vida?
“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor 6,12).
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) fala a todos nós que: “A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade, de agir ou não agir, portanto, de praticar atos deliberados”, e: “A liberdade torna o homem responsável por seus atos” (CIC 1731 – 1734).
Com base nestas informações sabemos que a liberdade é um Dom de Deus, recebemos isto dEle para decidir o que desejamos para nossa vida mas sem esquecer que somos responsáveis por isso. Não existe liberdade sem responsabilidade.
Cada um de nós somos responsáveis por nossas escolhas, somente o fato de não escolher já é uma escolha. Jovem, você escolheu ser livre, mas seja livre com Deus no coração. Ser livre não é “fazer tudo o que eu quero”. Bento XVI afirma que "a liberdade sem Deus é negação de si mesmo". Muitos pensam que seguir a Deus e viver uma vida em obediência, significa 'perder' a liberdade. Muito pelo contrário, Deus permite que sejamos livres, pois ele é a verdadeira Liberdade.
'É para a liberdade que Cristo nos libertou' (Gal 5,1).
Encerro este post pedindo a Deus para que nós saibamos usufruir do Dom da Liberdade com responsabilidade e que nossas escolhas reflitam o que Ele quer para nossas vidas.
Um grande abraço e fiquem na Paz!
Michel