domingo, 15 de abril de 2012

Corpos Incorruptos


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Caros irmãos e irmãs, primeiramente quero agradecer a oportunidade dada pelo Michel, um grande irmão em Cristo para mim.
O assunto que eu vou compartilhar com vocês, é sobre algo que sempre me chamou a atenção: corpo incorrupto.
Corpo incorrupto é aquele corpo humano que não se decompõe sem que tenham sido utilizados métodos para conservá-lo, como a técnica do embalsamento. 
E além de incorrupto, há ainda outras virtudes encontradas: Como o caso de São Charbel Makhlouf, que foi enterrado sem caixão em 1898, como está recomendado na regra de sua ordem religiosa. Seu corpo foi encontrado boiando no barro dentro de una tumba inundada, durante a exumação feita quatro meses depois de sua morte, tempo suficiente como para permitir ao menos uma destruição parcial. Seu corpo, que se tem preservado perfeitamente como quando estava vivo, e flexível por mais de setenta anos, emite constantemente um bálsamo perfumado que tem sido reconhecido como verdadeiramente prodigioso. (1)
Também há relatos de corpos que permanecem flexíveis.
O corpo de Sta. Catarina de Bologna estava tão flexível depois de anos de sua morte que pode ser colocado em posição sentada, forma em que ainda pode ser vista. O corpo da Beata Eustoquia Calafato também foi colocado na mesma posição, cento e cinquenta anos depois de sua morte. O corpo de São João da Cruz, morto em 1591, está perfeitamente flexível.(1)
Muitos estão totalmente incorruptos até hoje, outros são durante algum tempo, outros vão secando muito lentamente, mas sem as propriedades da corrupção. Por isso alguns estão recobertos de cera para os preservar da característica de negridão do tecido externo. É o caso, por exemplo, de Santa Bernardette Soubirous, Santa Catarina Labouré, São Vicente de Paulo, etc. (1).
Vejamos abaixo: 


São Vicente de Paulo:

Morreu em 27 de setembro de 1660 aos 79 anos, pouco antes das quatro da manhã, hora que levantava para servir a Deus e aos pobres. Em 1712, 52 anos mais  tarde, seu corpo foi exumado pelo Arcebispo de Paris, dois bispos, dois promotores da fé, um doutor, um cirurgião e um número de sacerdotes de sua ordem, incluindo o Superior Geral Fr. Bonnet. “Quando abriram a tumba, ele estava igual que quando foi sepultado. Somente nos olhos e nariz se via algo de deterioração.  Contaram 18 dentes.  Seu corpo não havia sido movido e se via que estava inteiro. Não se sentia nenhum cheiro e os doutores testificaram que o corpo não havia podido ser preservado por tanto tempo por meios naturais. (1)”.


Santa Bernardete, vidente da Virgem  de Lourdes:


Morreu em 1879. Santa Bernardette se encontra incorrupta na capela de seu convento em Nevers, França, dentro de um caixão de cristal  onde parece estar dormindo. Sua doçura e paz ainda tocam os corações. São celebradas missas junto a ela em várias ocasiões. (1)








Deus disse a Adão: “Com a transpiração de sua face você comerá o pão, até que você volte a terra, pois dela você veio; já que és pó e ao pó voltarás -gen. 3,19. É o castigo para o pecado que todos os homens sofrem. Mas Deus quis preservar por um dom sobrenatural que desafia as leis da natureza, alguns homens e mulheres de santidade extraordinária.    (1)”.
É Deus que preservou incorrupto os corpos mortais de alguns santos. Quis manifestar claramente Sua Glória, Seu absoluto poder sobre a natureza e testemunhar a santidade que Ele mesmo comunica por meio da sua Igreja aos homens, templos do Espírito Santo. Este milagre, que só acontece dentro da Igreja católica (todos os milagres em sua definição correta, só aconteceram em ambiente judaico –no AT, ambiente Cristão-antes do cisma, e ambiente Católico - após o cisma), brilha diante dos homens incrédulos de nosso século, mas eles não querem ver.(1)
Então irmãos, o que eu verifiquei, é que lendo a vida de alguns destes santos, como São Padre Pio, notei que muitos deles eram dotados de uma santidade e de virtudes extraordinárias, algo que eu na minha miséria humana, estou anos-luz atrás.
Na minha humilde visão, corpo incorrupto, é um atestado de santidade.  Significa que de fato, aconteceu aquilo que São Paulo diz: ”...  já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim”   (Gálatas 2, 20). 
Ter o corpo incorrupto, é um sinal visível de que o santo vivia no mundo, mas não era do mundo. Eles buscavam as coisas do alto e para lá voltaram suas vidas, tornando-se seres mais espirituais do que materiais de maneira que nem os vermes puderam atingir seus corpos e devorá-los.


“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam”.(São Mateus 6, 19 - 20).


“Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração”. (São Mateus 6,21)


Ora, o tesouro destes santos era pertencerem e amarem a Deus acima de todas as coisas, logo o coração destes, estavam totalmente mergulhados na luz celestial. 
Eu pensava que por sua fidelidade, sua pureza, Deus a contemplou com essa imensa virtude, assim como contemplou São João Evangelista, o discípulo fiel, em não ser martirizado, ao contrário dos demais apóstolos.  
Portanto, seguindo essa linha de raciocínio, eu pensava que para alguém ter a graça de ter seu corpo incorrupto, não poderia ter cometido pecados mortais, pecados graves que desagradassem grandemente Nosso Senhor.
Pensava comigo que no século XXI, dificilmente encontraremos pessoas que alcancem essa graça, uma vez que o pecado se alastrou profundamente na nossa sociedade.
No entanto, voltei a ter esperança esses dias, quando conheci a biografia de Santa Maria do Egito (Egípcia).
Maria do Egito foi uma mulher que viveu no Século V. Quando entrou na sua adolescência, aos 12 anos, num ato de rebeldia, fugiu de casa, saindo da região do deserto, e indo para Alexandria, que era uma das principais cidades do Egito naquela época. (2)
Lá, ela caiu nos  vícios mundanos, entregando-se a o mundo dos prazeres, sem regra nem moral.   Ela vivia de sua beleza e sedução, arrastando dezenas de almas para o vício do prazer. Ela viveu nesse tipo de vida, durante dezessete anos, até o dia de sua conversão, que ocorreu de forma muito significativa. (2)
Impulsionada pela diversão e curiosidade fútil que tinha, Maria decidiu acompanhar os romeiros que se dirigiam a Terra Santa para a "Festa da Santa Cruz". Ao chegar à porta da igreja, não conseguiu entrar. A multidão passava por ela e ia para o interior do templo sem nenhum problema, mas ela não conseguia pisar no solo sagrado. Uma força invisível à mantinha do lado de fora e, por mais que tentasse, suas pernas não obedeciam a seu comando. (2)
Ela teve, então, um pensamento que lhe atingiu a mente como um raio. Uma voz lhe disse que seus pecados a tinham tornado indigna de comparecer diante de Deus, o que a fez chorar amargamente. Dali onde estava podia ver uma imagem de Nossa Senhora. Maria rezou e pediu à Santíssima Mãe que intercedesse por ela. Prometeu viver na penitência do deserto o resto da vida, se Deus a perdoasse naquele momento. No mesmo instante, a força invisível sumiu e ela pôde, enfim, entrar. (2)
Após ter confessado e comungado, a ex-mundana tornou-se totalmente uma penitente religiosa, vivendo quarenta e sete anos no deserto, rezando e se alimentando de sementes, ervas e água. Retirou-se do mundo completamente. Um dia antes de morrer, foi encontrada, pelo monge Zózimo, andando sobre as águas do rio Jordão. Ele inicialmente julgou tratar-se de uma miragem, pois estava cumprindo a penitência da Quaresma, como era seu costume. Mas foi tranqüilizado por essa idosa penitente.(2)
A morte de Maria só foi descoberta um ano depois, quando o monge, na mesma época, foi visitá-la novamente. Encontrou-a morta na solidão, mas seu corpo estava perfeitamente conservado. Apesar de parecer apenas uma tradição católica, no deserto do Egito foi encontrada uma sepultura contendo um corpo incorrupto de uma certa penitente de nome Maria, justamente no lugar indicado pelo santo monge, com anotações que correspondem a esse episódio. (2)
Santa Maria do Egito é celebrada pelos católicos orientais e ocidentais no dia 2 de abril, data que ela deixou anotada como sendo da sua morte, e que corresponde à data indicada também por são Zózimo.(2)
Portanto irmãos, eu tirei algumas conclusões disso, coisas que você já sabe, mas é bom relembramos:


“Porque para Deus nada é “impossível” – Lucas 1:37


A conversão sincera e verdadeira produz frutos para o resto da vida, vejamos que Santa Maria do Egito fez como a pecadora que Jesus perdoa e recomenda: 


“Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar”.(São João 8, 11)


Santa Maria do Egito, não tinha os recursos que temos hoje, o acesso ao Evangelho, ao Catecismo, etc. Estava ali, diante de uma imagem de Nossa Senhora, apresentou-lhe em oração seu coração verdadeiramente arrependido, fez um propósito de vida, recebeu o perdão d Deus e seguiu fiel até o fim. 
A história desta santa nos ensina que é possível restaurar a pureza e a santidade, e restaurar por completo, independente do que você já cometeu, não diga que você não tem mais jeito, COM DEUS, TUDO TEM JEITO. Eu, você, nós temos jeito!
Vejamos que Santa Maria do Egito viveu por dezessete anos numa vida mundana e desregrada de prazeres, mas quando a conversão é verdadeira, ela conduz a uma nova vida. 


"As coisas antigas passaram. Eis que uma nova realidade começou." ( 2 Coríntios  5 , 17 )


Todos nós temos dificuldades em abandonar o homem velho, mas para isso acontecer de fato, não existe mágicas, nem fórmulas. Tudo que você precisa, é apresentar-se diante de Deus, com o coração sincero, querendo de verdade ter uma nova vida e fazer um propósito com firmeza para alcançá-lo. Ser perseverante na oração, pois assim você terá forças para fugir das tentações.


Coragem! 


Que Nossa Senhora de Fátima interceda por todos nós e nos conduza ao seu Filho, Nosso Senhor, Jesus.


Abraço em Cristo


Gabriel Trindade




Release


Gabriel Trindade, 27 anos, vicentino, é vice-presidente da conferência Santa Quitéria, em São Paulo – SP.
Participa da Paróquia Santa Quitéria e atualmente, cursa nutrição pelo Centro Universitário São Camilo.
Vocacionado da Diocese de São Miguel Paulista.


Facebook de Gabriel Trindade: https://www.facebook.com/callebinho


NOTAS:


( 1 ) - http://oepnet.sites.uol.com.br/incorruptos.htm
( 2) http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=2&Mes=4&SantoID=155
 Fotos extraídas do site http://www.corazones.org/santos/santos_temas/incorruptos4.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário