segunda-feira, 23 de setembro de 2013

23 de Setembro - São Padre Pio de Pietrelcina


"Uma só coisa é necessária, amar a Jesus Cristo"  - São Padre Pio de Pietrelcina

"A fé também nos guia; e nós, seguindo sua luz com segurança e certeza, seguiremos pelo caminho que nos conduz a Deus, como os Reis Magos, guiados pela estrela, símbolo da fé, chegaram ao lugar desejado."  - São Padre Pio de Pietrelcina

Lembramos hoje, 23 de Setembro, São Padre Pio de Pietrelcina que dedicou sua vida em favor dos irmãos. Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio. No dia seguinte, foi batizado com o nome de Francisco, e mais tarde seria, de fato, um grande seguidor de são Francisco de Assis.
Aos doze anos, recebeu os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. E aos dezesseis anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da cidadezinha de Morcone, onde vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de frei Pio. Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e, em 1907, a dos votos solenes.
Depois da ordenação sacerdotal, em 1910, no Convento de Benevento, padre Pio, como era chamado, ficou doente, tendo de voltar a conviver com sua família para tratar sua enfermidade, e lá permaneceu até o ano de 1916. Quando voltou, nesse ano, foi mandado para o Convento de São João Rotondo, lugar onde viveu até a morte.
Padre Pio passou toda a sua vida contribuindo para a redenção do ser humano, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da santa missa. Os fiéis que dela participavam sentiam a importância desse momento, percebendo a plenitude da espiritualidade de padre Pio. No campo da caridade social, esforçou-se por aliviar sofrimentos e misérias de tantas famílias, fundando a "Casa Sollievo della Sofferenza", ou melhor, a "Casa Alívio do Sofrimento" em 1956.
Para padre Pio, a fé era a essência da vida: tudo desejava e tudo fazia à luz da fé. Empenhou-se, assiduamente, na oração. Passava o dia e grande parte da noite conversando com Deus. Ele dizia: "Nos livros, procuramos Deus; na oração, encontramo-lo. A oração é a chave que abre o coração de Deus". Também aceitava a vontade misteriosa de Deus em nome de sua infindável fé. Sua máxima preocupação era crescer e fazer crescer na caridade. Por mais de cinqüenta anos, acolheu muitas pessoas, que dele necessitavam. Era solicitado no confessionário, na sacristia, no convento, e em todos os lugares onde pudesse estar todos iam buscar seu conforto, e o ombro amigo, que ele nunca lhes negava, bem como seu apoio e amizade. A todos tratou com justiça, lealdade e grande respeito.
Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma, em razão de sua enfermidade e, ao longo de vários anos, suportou com serenidade as dores das suas chagas.
Quando seu serviço sacerdotal foi posto em dúvida, sendo investigado, padre Pio sofreu muito, mas aceitou tudo com profunda humildade e resignação. Diante das acusações injustificáveis e calúnias, permaneceu calado, sempre confiando no julgamento de Deus, dos seus superiores diretos e de sua própria consciência. Muito consciente dos seus compromissos, aceitava todas as ordens superiores com extrema humildade. E encarnava o espírito de pobreza com seriedade, com total desapego por si próprio, pelos bens terrenos, pelas comodidades e honrarias. Sua predileção era a virtude da castidade.
Desde a juventude, sua saúde sempre inspirou cuidados e, sobretudo nos últimos anos da sua vida, declinou rapidamente. Padre Pio faleceu no dia 23 de setembro de 1968, aos oitenta e um anos de idade. Seu funeral caracterizou-se por uma multidão de fiéis, que o consideravam santo.
Nos anos que se seguiram à sua morte, a fama de santidade e de milagres foi crescendo cada vez mais, tornando-se um fenômeno eclesial, espalhado por todo o mundo. No ano 1999, o papa João Paulo II declarou bem-aventurado o padre Pio de Pietrelcina, estabelecendo no dia 23 de setembro a data da sua festa litúrgica. Depois, o mesmo sumo pontífice proclamou-o santo, no ano 2002, mantendo a data de sua tradicional festa.
Recomendo o filme a seguir que retrata muito bem a história deste Santo da Igreja:
 
E já que estamos no dia de hoje lembrando a vida deste que é um dos maiores Santos do nosso tempo, que tal rezarmos com ele esta oração:

Fica comigo, Senhor!

Fica Senhor comigo, pois preciso da tua presença para não te esquecer.

Sabes quão facilmente posso te abandonar.

Fica Senhor comigo, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.

Fica Senhor comigo, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.

Fica Senhor comigo, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.

Fica Senhor comigo, para me mostrar tua vontade.

Fica Senhor comigo, para que ouça tua voz e te siga.

Fica Senhor comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.

Fica Senhor comigo, se queres que te seja fiel.

Fica Senhor comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.

Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho. Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas. Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.

Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti. Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão,a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.

Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.

Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não às mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!

Fica Senhor comigo, pois é só a ti que procuro teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais. Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém.

São Padre Pio, rogai por nós!

domingo, 21 de julho de 2013

“O Senhor sempre orienta e chama; mas não se quer segui-lo e responder-lhe, pois só se vê os próprios interesses. Às vezes, pelo fato de se ouvir sempre a Sua voz, ninguém mais se apercebe dela; mas o Senhor ilumina e chama. São os homens que se colocam na posição de não conseguir mais escutar.”
(Padre Pio)

domingo, 14 de julho de 2013

Não ter medo de ser Santo!



Lendo alguns ensinamentos do nosso querido Beato, Papa João Paulo II, me chamou a atenção este apelo que ele fez aos jovens em 1989 e continua muito atual nos dias de hoje:

“… não tenhais medo de ser santos! Tende a coragem de buscar e encontrar a verdade, para além do relativismo e da indiferença daqueles que tendem a edificar o nosso mundo como se Deus não existisse. Jamais sereis desiludidos se conservardes como ponto de referência na vossa busca, Cristo, verdade do homem. A revelar o mistério do Pai e do seu Amor, Ele ‘manifesta perfeitamente o homem ao próprio homem e descobre-lhe a sublimidade de sua vocação’ (GS 22).
               Tende a coragem da solidariedade, na Igreja e no mundo: convidai todos a serem, juntamente convosco, os artífices da ‘civilização do amor’, que o evangelho exige que edifiquemos, superando as divisões e os ódios que se escondem no coração humano, reconciliando os homens com as criaturas, os homens entre si e os homens com Deus. Eis aqui o enorme projeto que se vos apresenta. Compete-vos pô-lo em prática!
               … Ide também vós, por todos os lugares, sempre conscientes do desejo de (Jesus) Cristo: ‘Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero eu senão que ele se tenha ateado?’ (Lc 12,49). Fazei com que arda este fogo que Jesus trouxe, o fogo do Espírito Santo, que queima toda a miséria humana, todo o mesquinho egoísmo, todo o mau pensamento. Deixai este fogo que se propague em seu coração”. - Papa João Paulo II - 1989

Que possamos ter a coragem de buscar a santidade em meio aos malefícios que o mundo hoje nos impõe. Nossa atual sociedade está envolta de pecado, de coisas que desagradam a Deus e nós precisamos ser esta "Civilização do Amor" proposta pelo Papa João Paulo II. Assumamos a nossa vocação, sendo fieis ao chamado de Deus para a nossa Vida.

Abraço a todos!

domingo, 12 de maio de 2013

Decide-te não mais pecar

"Converta-se ao Senhor e abandone o pecado. Suplique diante dele e reduza a ofensa que você lhe fez. 21 Volte para o Altíssimo, vire as costas para a injustiça e deteste profundamente aquilo que ele abomina" (Eclo 17,20).

Hoje, é o dia dos penitentes. Podemos lembrar também aquilo que o Evangelho de São João 8 nos apresenta.

Ao amanhecer, ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?" Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela". Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então, Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?". "Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".


"Hoje, é o dia para todos aqueles que se veem caidos pelo pecado", ensina monsenhor Jonas. 
Naquela ocasião, os doutores da lei levaram até Jesus uma mulher que havia sido surpreendida em flagrante num ato de adultério. Eles queriam que o Senhor dissesse como uma adúltera deveria ser tratada, pois a lei de Moisés manda apedrejar esse tipo de mulher.

Mais uma vez, a intenção daqueles homens não estava em cumprir a lei, mas em pegar Jesus em uma de suas respostas. Os doutores da lei haviam preparado uma cilada para Ele, pois se Ele respondesse que deveriam libertar a pecadora, os doutores levantariam o fato de Cristo estar contra a lei. Caso Jesus dissesse para matá-la, eles poderiam mostrar que Ele falava de misericórdia, mas não a aplicava a quem deveria ser aplicado. Mas o Senhor pouco se importou com a que aqueles homens haviam preparado. Ele respondeu: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar a pedra nela". Aí, eles foram saindo um por um, e só ficou Jesus e a mulher.

Nós estamos acostumados com a tradução: "mulher, onde estão eles?", mas, no grego, na versão original, temos algo muito precioso. A expressão aplicada foi "Kyria" - o feminino de "Kyros" - que significa "senhora". Isto é, Jesus trata a mulher adúltera com uma palavra que transmite dignidade. Ele deu a ela a dignidade e disse-lhe para não mais pecar.

Percebam que certas ocasiões favorecem o pecado. Às vezes, as reuniões de amigos acabam nos levando a fazer comentários, julgamentos, entre outras coisas. Muitas vezes, as pessoas abusam da bebida, outras perdem o controle e têm suas recaídas para as drogas, para o sexo desregrado.

Hoje, é o dia para todos aqueles que se veem caídos pelo pecado. Hoje, é o dia dos arrependidos que não podem atirar a primeira pedra. Mas, hoje, é também o dia em que Jesus se volta a você, chamando-o, com toda a dignidade merecedora de filho, e lhe diz: “ Eu não te condeno. Vai e decide-te não mais pecar”.

Hoje, é dia dos penitentes. Aos arrependidos, o Senhor abre o caminho da justiça. Volte para o Senhor. Essas são palavras d'Ele para você.
Talvez, até ontem você tenha vivido como um pecador, enlameando-se nas situações pecaminosas. Mas seja qual forem os atos praticados na sua vida, volte para o Senhor.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
 

sábado, 9 de março de 2013

Se fosse hoje o último dia de sua vida, o que você faria?


Olá Galera, A Paz!

Se fosse hoje o último dia de sua vida, o que você faria?

Nossa que pergunta né? Mas é isto mesmo, já parou para pensar que nós não sabemos nem a hora e nem o lugar e que a qualquer momento poderemos dormir e nunca mais acordar?

Os acontecimentos que vivenciei nestes últimos dias me fizeram refletir muito sobre isto. Geralmente somos pegos pela rotina da vida e perdemos o foco naquilo que é importante para nós que é a nossa família, a nossa saúde, nossos amigos.

Diariamente devemos buscar a Santidade, vive-la intensamente e fazer desta Santidade Luz para os que estão à nossa volta, ame seu próximo, dizer um “eu te amo” pode salvar a vida de alguém que você realmente ama, perdoe quem deve ser perdoado, independente de quem esteja errado, o perdão liberta, tira todo rancor do nosso coração, traz Paz. Cuide de sua saúde, nosso Corpo é Morada do Senhor, Templo do Espírito Santo, não cuidar da saúde e deixar que doenças que poderiam ser evitadas com cuidados mínimos também é pecado, enfim, FAÇA O HOJE VALER A PENA, VIVA CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO!
O seu dia é o que você faz dele, faça valer a pena , repita amanhã e todos os dias depois de amanhã!

A música do Rosa de Saron no vídeo a seguir faz refletir muito sobre isto, assista e tire suas conclusões:

Que Deus possa te abençoar imensamente e dar sabedoria e Paz para vivermos cada minuto de nossas vidas, presente dEle!

Abração!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A Boca fala do que o Coração está cheio!


"O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a boca fala do que o coração está cheio." (Lc 6, 45)

Seu coração está cheio do que? Amor?....Ódio?
Já parou pra pensar que muitas vezes passamos a olhar as coisas do mundo e com isso passamos a encher nosso coração com essas coisas e sem perceber estamos falando  somente sobre isto?
È o que a Palavra nos diz, a Boca fala do que o coração está cheio...se estamos cheio de ódio, rancor, ira, nossa boca se enche destes sentimentos e falamos coisas que podem magoar as outras pessoas, agora se estamos cheio de Deus...cheio de coisas boas...iremos anunciar esta boa nova ao Mundo.
A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO... então encha teu coração de amor... Esteja  no lugar e na presença de pessoas que te amam tua família teus amigos/irmãos, esteja onde Deus está, pois ali vais perceber e receber de imediato o sorriso de Deus... Participe dos projetos nos quais Ele te chamou e te capacitou pessoalmente... caso contrário, teu coração vai começar a falar de coisas ruins, vais ter sentimentos ruins, ódio, rancor, ira... e o TEU CORAÇÃO IRÁ COMEÇAR A SENTIR E FALAR SOBRE ISSO...
Agora na Quaresma é tempo de nos examinarmos e vermos como somos. Quais palavras geralmente saem de nossa boca? Refletimos Jesus na forma que nos expressamos? Essas são pequenas dicas para percebermos do que nosso coração está cheio.
Vamos, portanto enchermos o nosso coração do que é de Deus, nos alimentando da Palavra e com isso transbordar desse Amor de Deus para todos a nossa volta.

Um grande abraço!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Como viver bem o tempo da Quaresma


Neste tempo especial de graças, que é a Quaresma, devemos aproveitar o máximo para fazer uma renovação espiritual em nossa vida. O apóstolo São Paulo insistia: "Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (II Cor 5, 20); "Exortamos-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação" (II Cor 6, 1-2).

Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma. Na Quarta-Feira de Cinzas, quando ela começa, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido desse gesto é fazer nos lembrar de que um dia a vida termina neste mundo, "voltamos ao pó", simbolizado pelas cinzas. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar" (Gênesis 2, 19).

Esse sacramental da Igreja nos faz nos recordar de que estamos de passagem neste mundo e de que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, entre outros.

Esses quarenta dias devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola (remédios contra o pecado!). É tempo de meditarmos profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos santos, vivermos um pouco de mortificação (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que este possa vencer as paixões desordenadas da carne.

Na Oração da Missa, no início do período quaresmal, a Igreja reza: "Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma para que a penitência nos fortaleça contra o espírito do Mal".

Sabemos como devemos viver, mas não temos força espiritual para isso. A mortificação fortalece o espírito. Não é a valorização do sacrifício por si mesmo, e de maneira masoquista, mas pelo fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz. É um meio, não um fim.

Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, maledicência, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca".

Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um período de tristeza; ao contrário, pois a alma fica mais leve, mais livre, mais autônoma e mais feliz ao buscar viver a santidade. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma.

Santo Agostinho dizia que "o pecador não suporta nem a si mesmo". E "Os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria". A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, a Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.

Para isso podemos fazer uma confissão bem feita, o meio mais eficaz para nos livrar do pecado. Jesus instituiu este sacramento em Sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (cf. Jo 20,22) dizendo-lhes: "A quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados". Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.

Jesus quis que nos confessássemos com o sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus. Especialmente aqueles que há muito não se confessam têm, na Quaresma, uma graça especial de Deus para se aproximarem do confessor e entregarem a Cristo, nele representado, as suas misérias.

Uma prática muito salutar que a Igreja nos recomenda durante o tempo quaresmal, uma vez por semana, é fazer o exercício da Via-Sacra, na igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o Seu sofrimento para nos salvar. Isso aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.

Não podemos nos esquecer também de que a Celebração Eucarística é a prática de piedade mais importante da fé católica, e que dela devemos participar, se possível, todos os dias da Quaresma. Na Santa Missa estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. Sim, não é a repetição do Calvário, nem apenas a sua "lembrança", mas a sua "presentificação"; é a atualização do Sacrifício único de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja nos lembra que todas as vezes de que participamos bem da Missa, "torna-se presente a nossa redenção".

Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; para que possamos ser melhores e viver melhor.


Professor Felipe Aquino

Renunciando a Si Mesmo!


Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2013
Quinta-feira depois das Cinzas
Evangelho (Lucas 9,22-25)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


O Evangelho proclamado nesta quinta-feira me leva a pensar: Estamos nós renunciando a nós mesmos?
Renunciar a si mesmo é deixar de lado nossas próprias vontades, vontades essas que não agradam a Deus. Agora já parou pra pensar se você já esta fazendo isto e tomando sua Cruz? Será que na sua caminhada como Cristão, você continua com as mesmas atitudes do Mundo, falando as mesmas coisas, tendo as mesmas amizades que te levam para o mal caminho, frequentando os mesmos lugares que não te fazem bem...já parou pra pensar? Será que sua mudança não está sendo apenas ir na igreja e participar do Grupo de Oração e da Santa Missa aos domingos mas durante a semana toda sua vida da rotina do “homem velho” da “mulher velha” ainda estar tomando conta de você?
CUIDADO!

Certas atitudes podem até ser besteira, mas te aprisiona ao pecado!

Pense Nisso!

Fiquem com Deus!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Curiosidades sobre a Quarta Feira de Cinzas

E aew galera!

Amanhã inicia a Quaresma, período este em que devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. São quarenta dias que devemos viver um forte período de meditação, jejum, oração, estudarmos profundamente a Bíblia para fortalecer o espirito de fora a vencer as tentações da carne.
Dando continuidade as curiosidades sobre este tempo que a igreja começa a celebrar amanhã, vamos ler um post do Blog de meu amigo Robson Landim, o Blog Jovens Revolucionários em que ele explica muito bem sobre a Quarta Feira de Cinzas, confira:

Por que muda da data da Páscoa e do Carnaval?


Olá Galera!

Carnaval acabando, Quaresma começando, tempo de Graça e conversão, mas muitos de nós temos curiosidades sobre muitas coisas sobre este tempo que a nossa Igreja celebra. Então, baseado no Para Entender e Celebrar a Liturgia do Profº Felipe Aquino, partilharei alguns ensinamentos sobre este tempo aqui no Blog, espero que possam aproveitar e partilhar sobre os temas que serão abordados com sua Família, Amigos e Comunidade.

Vamos lá para o nosso primeiro tema?

Por que muda da data da Páscoa e do Carnaval?

A data da Páscoa é móvel e muda todos os anos; e, em função dela são definidas as outras datas móveis do Calendário.
Os judeus celebravam a Páscoa segundo o que prescreve o livro do Êxodo, no capítulo 12, no dia 14 do mês de Nissan. Era a celebração da libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida por Deus a Abraão. A Igreja católica celebra a Páscoa cristã, Ressurreição de Cristo, acompanhando de certa foram a data Páscoa judaica.
Mas o calendário judeu era baseado na Lua, então a data da Páscoa cristã passou a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes à Páscoa, tanto na Igreja Católica como nas Igrejas Protestantes e Igrejas Ortodoxas.
O primeiro Concilio geral da Igreja, o de Nicéia, no ano 325, determinou que a Páscoa cristã fosse celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte (21 de março); podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.
Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita, vista da Terra, cruza o plano do equador celeste. Os equinócios acontecem em março e setembro, e são as duas ocasiões em que o dia e a noite têm duração igual.
No hemisfério norte o equinócio da primavera ocorre no dia 20 de março, e o equinócio de outono ocorre no dia 23 de setembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. No hemisfério sul é o contrário, o equinócio da primavera ocorre no  dia 23 de setembro, e o equinócio de outono ocorre no 20 de março.
Neste ano (2013) a lua cheia acontece no dia 27 de março, então a Páscoa será no dia 31 de março, que é o primeiro domingo após a lua cheia. No ano de 2012 a Páscoa foi em 8 de abril e no ano de 2014 será em  20 de abril.
 A Páscoa é assim um feriado móvel e que serve de referência para outras datas.
As datas móveis que dependem da Páscoa são:
Terça-feira de Carnaval – quarenta e sete dias antes da Páscoa. Por isso a terça-feira de Carnaval neste ano de 2013 é no dia 12 de fevereiro.
Quaresma – Inicia na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa).
Sexta-feira Santa – a sexta-feira imediatamente anterior Sábado da Solene Vigília Pascal – o sábado de véspera Pentecostes – o oitavo domingo após a Páscoa.
Corpus Christi ou Corpo de Deus – a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes.

Veja as datas da Páscoa, 2013-2020

2013: 31 de Março (Igrejas Ocidentais); 5 de Maio (Igrejas Orientais)
2014: 20 de Abril
2015: 5 de Abril (Igrejas Ocidentais); 12 de Abril (Igrejas Orientais)
2016: 27 de Março (Igrejas Ocidentais); 1 de Maio (Igrejas Orientais)
2017: 16 de Abril
2018: 1 de Abril (Igrejas Ocidentais); 8 de Abril (Igrejas Orientais)
2019: 21 de Abril (Igrejas Ocidentais); 28 de Abril (Igrejas Orientais)
2020: 12 de Abril (Igrejas Ocidentais); 19 de Abril (Igrejas Orientais)

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Família: Bem precioso que Deus nos deu!


Olá Galera!!! Sou o Milton, da Diocese de Jundiaí, 26 anos casado com a Francielle e pai de 3 bênçãos!!!A paz e bem a todos...
É com imensa alegria que recebo o convite do meu querido e amado Irmão Michel para escrever aqui no blog dele...Valeu Michel!!!
Bom, vamos lá!
Quero começar dizendo, e com toda certeza que tua família não foi criada por acaso, ela foi e sempre vai ser um sonho de Deus, é um dos mais belos presentes que Deus te deu, por isso dê VALOR!
Nos dias de hoje nos deparamos com tantas coisas que ridicularizam as famílias, que por muitas vezes acreditamos que não há mais amor ou respeito elas, porém em algumas Famílias vemos que isso realmente é verdade, mas tudo pode ser mudado quando colocamos Cristo Jesus no centro de nossas Famílias...Quando Deixamos que Deus conduza nossa família tudo é transformado! Porque Deus é amor e ama as Famílias...
E posso dizer que sou uma grande testemunha de que Jesus tem o poder para restaurar qualquer Familia, assim como Ele restaurou a minha...
Lembro-me que alguns anos atrás, quando ainda não conhecia Jesus, que minha família era totalmente desestruturada, Mãe e Pai separados, minhas irmãs caminhando em uma estrada sem rumo e eu numa vida regada a droga e sexo...E me lembro que quando fui preso, isso mesmo, PRESO, Calma, não matei ninguém, as únicas pessoas que iam me visitar eram da minha família, mas Deus usou dessa desgraça pra concertar tudo, foi dentro da prisão que tive meu encontro com o Senhor da Vida Jesus Cristo, foi no momento em que eu estava preso que minha família foi restaurada e hoje pela graça de Deus todos estão a caminho do Céu e unidos como uma VERDADEIRA FAMILIA...
Por isso digo: Não desista nunca da sua Família, tenha fé e creia que o Amor sempre vencerá...Acredite que Deus tudo pode transformar...Assim como transformou minha vida e minha família...
E quero deixar aqui o versículo Bíblico que mudou minha vida. Quando eu sentia meu coração rasgar de angústia e sofrimento eis que escuto a voz de Jesus dizendo:
NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE(Mc 5,36)

A seguir um vídeo com uma música do Anjos de Resgate chamada Tua Família expressa muito bem o que disse neste post, dá uma pausa no player da rádio Cristoatividade lá em cima à direita da página e ouça esta música:



Valeu galera...que Deus abençoe a cada um de vocês!!!

Milton

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Não dá mais pra voltar...


Olá galera, a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos!

Como é bom retomar algo que nos faz bem, algo que fazemos com o coração, a volta do blog Folha em Branco é como se Deus desse em minhas mãos um caderno novinho para que ali eu possa junto com Ele escrever a minha historia, apagar os erros do passado e colocar somente as coisas boas produzidas de acordo com a vontade dEle e daqui pra frente junto com Ele seguir, é como diz a música escrita por nosso saudoso Monsenhor Jonas Abib:

Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar
Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar
Não dá mais pra negar
o mar é Deus e o barco sou eu
E o vento forte que me leva pra frente
é o amor de Deus.
Não dá nem mais pra ver o porto que era seguro
Eu sou impulsionado a desbravar um novo mundo.

Nesse período em que não postei no Blog vivenciei muita coisa boa, como também arbitrada pela liberdade que Deus nos dá experimentei muita coisa que não convém a um Cristão, mas Deus é misericordioso para conosco, jamais deixa que a ovelha saia fora do seu Rebanho, com seu Amor, me resgatou novamente para junte dEle e colocou mais forte no meu coração o desejo de sempre servi-lo com Amor e Perseverança.
Espero que você leitor, possa encontrar através deste Blog a gotinha de esperança que falta na sua vida, possa encontrar aqui a força necessária  para evangelizar quem está a sua volta e possa encontrar aqui também a Palavra de Salvação que tirará você da vida velha e fará você um Homem e uma Mulher Nova em Deus.
Obrigado a todos que me incentivaram com a volta do blog e que Deus abençoe a cada um que está visitando esta página.

Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor:
Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.
E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança.
Replicou, porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos àqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar.
Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor.
Jr 1; 4-8

Michel Giachino